Refatoração de Sites

O que é o Refatoração?

Refatoração de Sites

Refatoração é a melhoria gradual de uma base de código por meio de pequenas mudanças que não modificam o comportamento de um programa, normalmente com a ajuda de algum tipo de ferramenta automatizada.

Contudo, a Agência i9 não trabalha com ferramentas automatizadas para concluir o projeto, somente para avaliação depois de concluído nosso trabalho.

Na prática a refatoração nunca corrige um erro ou adiciona uma funcionalidade. Entretanto, ao refatorar a Agência i9 quase sempre descobre erros que precisam ser corrigidos e identificamos oportunidades para novas funcionalidades. Frequentemente, a refatoração faz com que problemas antes difíceis tornem-se problemas tratáveis ou até mesmo fáceis. Reorganizar código é o primeiro passo para melhorá-lo.

A Refatoração ajuda você a evitar que o que já existe atrapalhe o que está chegando. Ela não deixa você iniciar a partir de uma página em branco. Em vez disso, ela deixa você em um espaço de trabalho limpo e organizado no qual você pode encontrar tudo o que você precisa a partir do qual pode avançar.

Razões para Refatorar:

Refatoração de Sites
  1. Um conhecimento maior tanto sobre o sistema quanto sobre o domínio do problema frequentemente revela detalhes que não eram aparentes para os projetistas iniciais. Ninguém acerta tudo na primeira versão. Você precisa ver o sistema em produção por um tempo, antes que alguns dos problemas se tornem aparentes.
  2. Ao longo do tempo, a funcionalidade aumenta e um novo código é escrito para atender a esse aumento. Mesmo se o sistema original resolvesse o problema perfeitamente, o novo código escrito para atender às novas funcionalidades não casa perfeitamente com o código antigo. Por fim você pode chegar a um ponto no qual a base de código antigo não consegue suportar o peso de todas as novas funcionalidades que você quer adicionar.

A Refatoração ajuda também quando ao deparar-se com um sistema que não é capaz de suportar características adicionais, você tem duas escolhas: pode jogá-lo fora e construir um novo sistema do zero, ou pode reforçar as fundações do sistema. Na prática, raramente temos tempo ou orçamento para criar um sistema completamente novo apenas para substituir algo que já funciona.

Por que Refatorar:

Homem com mão na cabeça na frente do Notebook
  • Código ilegível;
  • O usuário não consegue preencher o formulário;
  • Lentidão no carregamento das páginas;
  • Páginas aparecem de maneira diferente em navegadores diferentes;
  • As páginas requerem tecnologias perigosas ou não padronizadas;
  • A página principal de sua empresa repentinamente desfigurado;
  • A primeira aparição no Google é na página 17;
  • Os leitores mandam dizendo que seu site não funciona.

Quando Refatorar?

Quando você diz que é hora de colocar em espera a adição de novas funcionalidades para que você possa melhorar e organizar seu código atual.

Google é uma marca registrada da Google, Inc.